quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

A Inteligência Artificial a serviço da mentira

Sabemos que tudo o que é jogado na rede viraliza, ainda mais quando se trata de uma personalidade política ou religiosa. Nada fascina mais o brasileiro ocioso que uma mentira sobre um líder religioso ou político que não lhe desperta admiração.

Desta vez, inventaram uma perfídia contra o Papa Francisco espalhando fotos-montagens dele em uma boate bebendo, fumando e beijando uma mulher e a alegação dos perfis fakes que as propagaram é que foi em uma “festa de Ano Novo”.

Muitos, quando recebem tais imagens em seu WhatsApp, acreditam logo de cara e, dada a falta de inteligência básica, a má-fé, ou a preguiça gratuita, não se dão ao trabalho de abrir o navegador e pesquisar pela temática envolvendo tais imagens nem conseguem identificar uma montagem fabricada em um software, já que a medida em que os aplicativos de mensagens foram se popularizando através dos smartphones, também houve um aumento do analfabetismo produzido por esses meios.

Um simples questionamento às pessoas que replicam tais imagens como se fossem verídicas é o suficiente para saber que nem diploma de cursinho de Informática Básica possuem. Está aí uma oportunidade para estudarem. Têm vários cursos online em preços bem acessíveis e até víde-aulas gratuitas no Youtube.

A única ferramenta que liberta o ser humano da ignorância ainda é o conhecimento! Utilizem-na, por favor!!


Fontes:

https://www.boatos.org/religiao/papa-francisco-participou-festa-ano-novo-bebeu-fumou-beijou-garota.html

https://www.a12.com/redacaoa12/comunicacao/igreja-reflete-sobre-regulamentacao-etica-da-inteligencia-artificial

Nenhum comentário:

Postar um comentário