quinta-feira, 9 de março de 2023

Câmeras em uniformes de policiais penais: há necessidade?

Tenho acompanhado as repercussões diante de uma Portaria do Governo do Estado do Espírito Santo que visa disponibilizar cerca de 70 câmeras a serem utilizadas pelos policiais penais diante de situações conflituosas dentro dos presídios. Embora o objetivo seja uma participação mais ativa da segurança pública nesse aspecto, a questão é que já existem equipamentos nas instalações que dispensam o uso individualizado pelos agentes. Há versões no mercado em diferentes resoluções e raios de alcance cada vez mais precisos, o que demonstra que tal “inovação” traria um aumento de gastos ao erário público.

Além disso, há o fato da privacidade dos presos que pode ser comprometida com esse monitoramento tão próximo e que pode acarretar um revés contra o próprio Estado, o que não seria algo desejável. 

Porém, acredito que a medida seria salutar se tratando de conflitos com o tráfico ou outras facções até mesmo para mostrar o que os policiais vivenciam quando estão na linha do fogo com esses tipos de infratores da Lei. 

Tal ideia já vem sendo implantada em São Paulo e, embora o Governador Tarcísio, em época de campanha, tenha criticado as câmeras e até dito que as retiraria sob o argumento de que estas deixam os policiais em desvantagem, reconheceu em janeiro deste ano que, de fato, o projeto será mantido como está, pois tem gerado repercussões positivas. 


Fontes: 

Casagrande anuncia câmeras em uniformes de policiais penais; PMs serão os próximos: https://www.agazeta.com.br/es/cotidiano/casagrande-anuncia-cameras-em-uniformes-de-agentes-penitenciarios-e-depois-na-pm-0223 

Tarcísio promete retirar câmeras de uniformes de PMs se eleito: https://www.poder360.com.br/eleicoes/tarcisio-promete-retirar-cameras-de-uniformes-de-pms-se-eleito/

Tarcísio de Freitas nega que vá retirar câmera do uniforme de policiais: https://www.youtube.com/watch?v=xBUCOs8l9nY 

Nenhum comentário:

Postar um comentário