Santo Agostinho dizia que “[…] as nossas almas se elevam na chama da piedade com um ardor e uma devoção maior por efeito daquelas santas palavras quando elas são acompanhadas pelo canto, e todos os diversos sentimentos do nosso espírito acham no canto uma sua modulação própria, que os desperta por força de não sei que relação oculta e íntima”. (S. Agostinho, Confess., 1. X, c. 33, PL 32, 799ss.)
Santo Agostinho também disse que “a música, isto é, a doutrina e a arte de bem modular, como anúncio de grandes coisas foi concedida pela divina liberalidade aos mortais dotados de alma racional". ( Epist.161, De origine animae hominis, l, 2; PL 33, 725)
Papa Pio XII, em sua Encíclica “Musicae Sacrae Disciplina” no parágrafo 4º, disse que o canto coral adquiriu na Europa cristã um novo esplendor com o acompanhamento do instrumento chamado “órgão”.
Me alegra saber que, de uma forma ou outra, pessoas estão se sentindo edificadas quando eu vou tocar o órgão. Mesmo eu não sendo uma profissional no instrumento, pois eu só consigo tocar quando a música tem partitura, com o pouco que aprendi, tento contribuir ao máximo.
Um fato em específico me chamou a atenção ontem: uma senhora muito simpática chegou perto de mim e dos cantores, nos parabenizou e disse algo muito significativo. Ela citou que em várias Missas que foi, os instrumentos estavam muito barulhentos e ela quase não conseguia ouvir as vozes, mas que ontem a música ficou mais baixa (no caso, o instrumento) e ela conseguiu interpretar tudo o que foi cantado porque as vozes ficaram em evidência.
Essa é a função do órgão: deixar que as vozes estejam em evidência para cantar as maravilhas e os louvores que somente Cristo, centro da nossa Liturgia, merece. Quando cantamos os Santos, como a Virgem Maria e tantos outros, a referência continua sendo Cristo, pois somente Ele dispensa as Graças necessárias para santificar seu povo.
Fonte:
Carta Encíclica Musicae Sacrae Disciplina: https://www.vatican.va/content/pius-xii/pt/encyclicals/documents/hf_p-xii_enc_25121955_musicae-sacrae.html#fn18
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