Casagrande teve bastante jogo de cintura para lidar com a metralhadora giratória de questionamentos que lhe foram desferidos, além de algumas críticas bem pesadas, mas acabou revelando, através do nervosismo e de uma certa ironia em seus posicionamentos, uma ausência de firmeza em questões triviais, como a corrupção, por exemplo.
Quando questionado pelo candidato Manato sobre o porquê de seu Secretário da Fazenda ter sido preso por corrupção, claramente, Casagrande patinou e saiu pela tangente.
Através dos constantes pedidos de resposta, alguns negados e outros concedidos, ele demonstrou não ter a capacidade de aceitar com resignação que errou e que merece ouvir as críticas que emanaram dos seus opositores.
Os que os quatro candidatos opositores revelaram foi, nada mais, nada menos, que o clamor das ruas, principalmente da iniciativa privada e do pequeno comerciante que viu a sua liberdade empreendedora ameaçada por multas e um passaporte vacinal que, na prática, não conseguiu impedir que as pessoas se contaminassem e transmitissem o vírus. O SUS ficou debilitado no atendimento às outras comorbidades emergentes, como as cirurgias cardiovasculares, por exemplo.
Embora Casagrande tenha desferido a ofensa de “negacionista” a quem discordou do lockdown, ficou patente que tal política de contenção do vírus não funcionou e só gerou mais déficit para os setores econômico e da saúde do nosso Estado.
Dos quatro candidatos opositores ao Govenador Casagrande, deve-se destacar o evidente preparo técnico, emocional e intelectual do Guerino Zanon. Embora não seja o meu candidato, é preciso reconhecer que ele foi pontual em tudo o que apresentou. Até mesmo nas críticas mais pesadas que ele fez ao atual Governador, o que revelou uma certa indignação pessoal proveniente da falta de compromisso do Estado com o município de Linhares, mesmo assim, não perdeu a razão e manteve o equilíbrio necessário para prosseguir o debate.
Diante do exposto, desejo a você, caro eleitor que ainda não decidiu seu voto, que pense na possibilidade da mudança, mesmo que isso nos custe um segundo turno!
Mayla Maifredo Picoli
Jornalista Independente: 4322/ES
Fonte citada sobre a corrupção:
Ex-secretário da Fazenda é preso por suspeita de participar de fraude milionária no ES: https://www.agazeta.com.br/es/economia/ex-secretario-da-fazenda-e-preso-por-suspeita-de-participar-de-fraude-milionaria-no-es-0722?fbclid=IwAR0CHDA7evsIbAEGp6XvSiePolf8Belml4OgJbJgc6AmpULAv50aKFy4HJs