quinta-feira, 5 de maio de 2022

Enquanto os Católicos se dividem, perseguem e excluem quem pensa diferente em questões de menor relevância, os inimigos se unem cada vez mais


Estava assistindo ontem o recorte de um vídeo do canal do Youtube do Centro Dom Bosco e me chamou a atenção o fato de o Presidente do referido instituto, Pedro Affonseca, ter que dar explicações só pelo fato de ter tirado fotos com sedevacantistas em um evento promovido pela Liga Cristo Rei.

Há anos venho acompanhando esse cenário Católico virtual e o que mais encontrei foram picuinhas que não apenas contaminaram a mim, mas que levaram muitas pessoas de boa vontade ao relativismo ou, pior ainda, à perda da Fé.

Era sempre a mesma coisa: tradicionalistas x carismáticos x CEB’s x Grupos de Oração, etc… Mas percebi que até dentro do grupo que se considerava o mais “santo”, que era o dos “defensores da Tradição” também tinham divisões. Alguns são sedevacantistas, outros aceitam todos os Papas, a Missa Nova e o Concílio Vaticano II, outros rejeitam estes dois últimos, enfim: uma verdadeira Torre de Babel!

Sobre o vídeo do Pedro Affonseca: considero completamente desnecessário ter que explicar o óbvio, mas entendo a preocupação dele, pois o testemunho conta muito a favor de sua luta pela verdadeira Fé, mas o que eu penso é que as pessoas precisam apedrejar menos e ouvir mais o outro lado. A impressão que se dá é que o Católico combatente está andando em uma corda bamba o tempo inteiro; quando dá uma balançada, já aparecem pessoas, também Católicas, que começam com o apedrejamento para empurrá-lo, de uma vez por todas, para a queda, e depois usá-la como cavalo de batalha para desmerecer suas lutas. 

Existe uma coisa que nós, como leigos, devemos entender: quem está conosco, não está contra nós. Por essa razão, é necessário ouvir, aconselhar quando preciso, e não formar grupinhos de contenda para derrubar o irmão que, vez ou outra, comete algum excesso. Todos nós, de uma forma ou outra, temos as nossas misérias. Imagina se Jesus condenasse São Pedro porque este o negou 3 vezes diante dos judeus? O que seria da Igreja? Já imaginaram se Jesus recusasse São Paulo por causa de seus crimes? O que seria das primeiras Comunidades que tiveram seu pastoreio?

O que os Católicos precisam entender é que estamos em uma guerra e soldado ferido não deve ser abandonado à sua própria sorte, muito menos entregue aos inimigos para que estes acabem de matá-lo! 

Enquanto vocês ficam aí criticando fulano ou beltrano por uma simples foto ou uma palavra dita fora de hora, os inimigos da Igreja continuam cada vez mais fortes e muito gratos pelo seu grupinho de contendas estar derrubando um por um daqueles que realmente amam a Igreja.

Façamos nosso Exame de Consciência e voltemos ao Sacramento da Confissão com o mínimo de vergonha na cara para não voltar ao mesmo erro de formar panelinhas de contenda. Isso fere demais a Igreja e impede que os de boa vontade cheguem perto da verdadeira Igreja!

Que o vídeo abaixo sirva para aprendermos a perguntar antes de julgar mal as intenções dos irmãos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário