segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Teologia e Negritude ou Teologia da segregação humana?


Queria, antes de mais nada, dizer que, como Católica batizada e confirmada, tenho pleno direito de opinar publicamente sobre o que, de forma igualmente pública, a CNBB propõe como orientação de Fé que eu perceba estar em desconformidade com a Doutrina de sempre.

Foi publicado no dia 11/02/2022 um anúncio de um curso de Teologia cujo tema são os fundamentos de uma Pastoral Afro-Brasileira a fim de se conhecer a realidade das comunidades quilombolas. Até aí, tudo bem, eu concordo com esse tipo de conhecimento, pois não há como evangelizar sem conhecer previamente a cultura e a capacidade cognitiva de aprendizagem de cada membro integrante desses povoados. 

O problema é quando entra na questão do racismo e da frase “vidas negras importam”, conforme a seguir:

Ainda segundo a coordenação “compreendemos que o racismo e o preconceito não são apenas ofensas pessoais, por si só muito graves. O racismo tem matado muitas pessoas desde do tempo da escravidão. A expressão “vida negras importam”, surgida no contexto norte americano, tem ressoado aqui no Brasil porque nestas terras as vidas negras permanecem sempre ameaçadas. O testemunho eclesial será sempre importante nesta jornada árdua, porém necessária.”. (CNBB, Acesso em: 14 fev. 2022)


É fato que o racismo é um problema não apenas dos negros, mas dos judeus durante as escravidões relatadas no Antigo Testamento; dos brancos e negros que foram jogados nas arenas romanas para serem devorados pelos leões nos três primeiros séculos do Cristianismo; daqueles peregrinos que foram mortos pelos muçulmanos na Terra Santa, o que deu razões para as Cruzadas. No século atual, vimos tantas ameaçadas contra a nossa Fé provindas do materialismo histórico que se configurou em uma das piores ditaduras cerceadoras da liberdade de culto, como o caso ocorrido bem perto de nós em Cuba após a tomada do poder por Fidel Castro, sem contar, aqui mesmo no Brasil, as inúmeras ofensas vindas das militâncias de esquerda, como a LGBT, por exemplo, que chegou a colocar banners de Jesus e outros Santos Apóstolos sem roupa e em poses sensuais em plena Avenida Paulista! Aquele grupo endemoninhado que na visita do Papa Francisco em 2013 até crucifixo no ânus penetraram à vista de inúmeros peregrinos!

Vimos, recentemente, até um Vereador do PT achar que a Igreja é casa da mãe Joana para invadi-la com um grupo de desocupados para ficar de gritaria por crimes ocorridos em outras cidades e que eles nem sabiam da existência dos assassinados antes de saírem as notícias na mídia.

Por isso, penso que só superaremos quaisquer diferenciações entre os seres humanos o dia que acabarmos com o termo raça e passarmos a considerar que as únicas diferenças que temos são apenas detalhes e que o mais importante é não perdermos nossas almas acreditando em ideologias que só segregam porque assim é mais fácil levar ao poder pessoas de mentalidade tirânica que só fazem uso desse discurso segregacionista a fim de chegar lá, e quando chegam, já sabemos qual o final da história.


Fonte:

Em Curitiba, Igreja é invadida por militantes do PT que impedem realização da Missa: https://www.perfilnews.com.br/em-curitiba-igreja-e-invadida-por-militantes-do-pt-que-impedem-realizacao-da-missa/

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE EXTENSÃO PASTORAL – ‘TEOLOGIA E NEGRITUDE: FUNDAMENTOS DA PASTORAL AFRO-BRASILEIRA’: https://www.cnbb.org.br/estao-abertas-as-inscricoes-para-o-curso-de-extensao-pastoral-teologia-e-negritude-fundamentos-da-pastoral-afro-brasileira/?fbclid=IwAR0d5G8i9KZtHQnXs9-oIVbkrGf6AJaFQCztS9mKZWlDzLA7E20_RbThKQw

Nenhum comentário:

Postar um comentário