No entanto, isso não quer dizer abstenção de estudos que nos trazem valores necessários para a nossa conduta moral e espiritual diante dos problemas que surgirem para não incorrermos nos erros do reducionismo e da falta de investigação das raízes que criaram as situações.
Evidentemente, Olavo de Carvalho não era um Nacionalista. Eu diria que era um conservador aberto a algumas ideias liberais pois em seu artigo “Capitalismo e Cristianismo” contido na coletânea “O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota” ele defendia o capitalismo como sendo algo cristão, o que não é o pensamento do Integralismo de Plínio Salgado, o qual combatia com fartos argumentos o problema do capitalismo internacional e a dependência a este que a liberal-democracia criou.
No entanto, não podemos, de forma alguma, negar a importância dos livros do Olavo e de seu Seminário de Filosofia para todos os brasileiros de boa vontade. Quando vejo casas simples como essa da foto abaixo contendo uma faixa escrito “Olavo tem razão” é mais uma certeza que tenho da contribuição a nível cultural que este grande homem trouxe ao nosso país!
Que Deus o tenha em seu Reino infinito!
Fonte:
SALGADO, Plínio. A Doutrina do Sigma. [1935]. Disponível em: <https://novaoffensiva.com.br/a-doutrina-do-sigma-plinio-salgado-pdf/>. Acesso em: 03 fev. 2022.
CARVALHO, Olavo. O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota. [2013]. Disponível em: <https://lelivros.love/book/download-o-minimo-que-voce-precisa-saber-para-nao-ser-um-idiota-olavo-de-carvalho-em-epub-mobi-e-pdf/> Acesso em: 03 fev. 2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário