sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Quando um pequeno comércio se fecha, é o pobre que sai prejudicado


Semana passada recebi a notícia do fechamento da loja Comercial Keco aqui de Cachoeiro. Hoje, veio outra relatando mais razões que levaram a empresa a encerrar suas atividades. Trabalhei lá em 2008 e o proprietário é uma excelente pessoa, que, assim como outros brasileiros donos de pequenos comércios, foi duramente prejudicado com essa política do “Fique em casa. A economia a gente vê depois”. 

No entanto, parece que os que reverberaram, inconscientemente, essa ideia descabida em suas mídias sociais não se preocuparam com o depois nem se importaram nem um pouco com o prejuízo que os outros levaram com essa medida de isolamento em massa. O v1rus continua matando, mesmo com isolamento e vacina (sic).

Na notícia de hoje foi citada uma Lei que proíbe o comércio de fogos de artifício na cidade de Cachoeiro. De iniciativa dos Vereadores Allan Ferreira e Sandro Irmão, eles alegaram que o motivo da referida foi evitar transtornos à saúde das crianças e dos adultos autistas, como também, dos animais. Sei que é um assunto delicado, mas a obrigação de cuidar dos filhos com alguma espécie de enfermidade e dos animais domésticos é dos pais. Não é tirando o direito do outro que conquistamos o nosso. 

O comércio em questão é o único do sul do Estado a comercializar fogos de artifício. Que comemoração não os utiliza? Festas de fim de ano, em Cachoeiro, serão silenciosas, infelizmente! Será que vão proibir os fogos em comemorações de Festas de padroeiros católicos também?

Quando um pequeno comércio fecha as portas, é sinal de que pessoas menos favorecidas não terão oportunidade de emprego. Digo isso porque são justamente os pequenos comércios que têm menos exigências para se contratar funcionários, com isso, aquele estudante que sai do Ensino Médio com um curso básico de Informática, por exemplo, tem mais chances de ser aceito em um estabelecimento desse porte do que numa empresa maior que desconfia até da sua alma. 

Fica aqui registrado o meu descontentamento com essa Lei absurda proibindo os fogos de artifício – que espero que seja revogada - e a tristeza por ver mais um importante comércio da cidade sendo obrigado a fechar as portas!


Fontes: 

Após 32 anos no mercado, Comercial Keco fecha as portas em Cachoeiro: https://diaadiaes.com.br/apos-32-anos-no-mercado-comercial-keco-fecha-as-portas-em-cachoeiro/

Loja pioneira no ramo fecha após lei proibir fogos sonoros em Cachoeiro: https://www.jornalfato.com.br/economia/loja-pioneira-no-ramo-fecha-apos-lei-proibir-fogos-sonoros-em-cachoeiro,406092.jhtml 

Nenhum comentário:

Postar um comentário